sábado, 1 de outubro de 2011

* *



                               ROTEIRO DE ATIVIDADES
                - 3º bimestre do 9º ano do Ensino fundamental-

                                                                             
TEXTO GERADOR:                                      Tentação
Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva. Na rua vazia as pedras vibravam de calor — a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugai já habituado, apertando-a contra os joelhos. Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no angulo quente da esquina, acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo. Lá vinha ele trotando, à frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro. A menina abriu os olhos pasmada. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam. Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo. Os pelos de ambos eram curtos, vermelhos. Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se com urgência, com encabulamento, surpreendidos. No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança verme­lha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos — lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes de Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam. Mas ambos eram comprometidos. Ela com sua infância impossível, o centro da ino­cência que só se abriria quando ela fosse uma mu­lher. Ele, com sua natureza aprisionada. A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimen­to nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina. Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.
                                                    (Clarice Lispector. A legião estrangeira. 14. ed. São Paulo: Siciliano, 1996. p. 69-71.)

ATIVIDADES DE LEITURA:
1)   O título do conto é “Tentação”. Lendo esta narrativa você constata que o texto retrata uma situação especial vivida por uma menina. Agora responda:
a)              a)   O que a menina fazia sentada na porta de casa, às duas horas da tarde?
b)  Nos trechos “como se não bastasse a claridade das duas horas” e “a cabeça da menina flamejava”, a menina é associada ao sol ou à luz solar?  Por que a autora usa essa associação?
c)              c)     Como a menina, provavelmente, se sentia em relação às demais pessoas?
d)      No futuro, o que a característica física da menina poderia significar para ela?

2) O conto é um relato curto, com uma introdução que apresenta a história ao leitor, um desenvolvimento que apresenta fatos e personagens e uma conclusão que normalmente traz um final surpreendente, inusitado ou que faz pensar sobre algo. No caso do conto aqui analisado, a chegada de um cão basset provoca uma mudança na cena inicial.
    a)  Qual a reação da menina e do cão quando se veem? Justifique sua resposta com elementos do texto.
   b) Qual o motivo dessa reação?
   c) Que palavras ou expressões confirmam sua resposta anterior, sugerindo uma identificação total entre as duas personagens?
3)   Quais são as personagens principais e os secundários deste conto?
4) Qual local é focalizado no conto?


ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA: 
5)  O titulo do texto é “Tentação”. Observe estes trechos:
“Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo”.
“Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser”.
“Pediam-se com urgência, com encabulamento”.

a)      Qual  é a ambiguidade criada por esses trechos?
b)      Como você justifica o título do texto?
c)       Por que a autora caracteriza esse encontro como um sonho?

6) No trecho: “Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?”, a palavra marca foi empregada de uma forma incomum.
a)  Geralmente, que sentido essa palavra apresenta?
b) E no texto?
7) Em relação a esse outro trecho: “Lá vinha ele trotando, `a frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro”, responda:
a)   Que palavra poderia substituir  a expressão arrastando o seu comprimento?
b)  Qual o sentido da palavra cachorro no contexto?
c)  E da palavra se em: “eles se pediam” ?


Estacar – parar ou fazer parar /Flamejar- expelir chamas ou algo que se pareça com fogo, chamejar, arder /Fremir- soar  ruidosamente, provocar breve estremecimento, vibrar, tremer /Gravidade  - seriedade, compostura, força de atração mútua entre os corpos originada pela gravitação /Insolente – incomum, nunca visto, altivo

8)  Apresentamos, acima, um vocabulário de apoio ao texto gerador.

Com base no vocabulário acima:
a) Crie duas frases utilizando as palavras listadas. Utilize, ainda, uma das conjunções coordenativas, a seguir: aditiva ( e, não só, mas também), adversativas ( mas, porém, contudo, no entanto), alternativas ( ou, ora...ora), conclusiva (logo,pois,portanto), explicativa ( porque, que) na frase criada por você.
b) Substitua a conjunção sublinhada na oração por outra de igual valor: “Mas ambos eram comprometidos”.


ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
8) Se você fosse o(a) autor(a) e pudesse escolher um novo título para o conto lido, que título você usaria?
9)  Troque ideias com os colegas e dê sua opinião:  Essa história de  “amor à primeira vista” realmente aconteceu?  Por quê? 
10) Agora, em grupo, com até três colegas, invente um outro conto, uma outra situação, tomando por base o texto lido.Lembre-se não se esqueça das características que norteiam  um conto em si.